sábado, 21 de dezembro de 2013

Os burgueses enganados

No início do século XX, várias versões do problema de Josephus aparecem em forma de puzzle, que são comercializados.

Nas versões francesas, de cerca de 1900, os puzzles são compostos por 10 cubos, representando dois conjuntos de personagens: dois burgueses e oito estudantes. O mesmo problema aparece com vários títulos e designs:


Les bourgeois punis

  
Les bourgeois dupés

Le quart d'heure de Rabelais
 O puzzle descrito na caixa do Les bourgeois dupés é o seguinte:

Oito alunos que se pretendem divertir, encontram-se num estabelecimento, sentados à volta de uma mesa, onde ainda há dois lugares livres. Dois burgueses sedentos de participar nas suas conversas animadas, pedem-lhes permissão de ocuparem os lugares vagos da mesa. Eles lha darão de bom coração, mas com a condição seguinte:
É costume entre eles, a seguir a cada serão, de decidir quem paga a conta. Para tal, ao se contarem, o 7.º nada tem a pagar, e continuam, e os dois últimos, que nunca foram o 7.º, pagam a conta.
É conveniente que um aluno escolha de antemão a pessoa porque vai começar.
O objetivo é colocar os dois burgueses de tal forma que estes sejam os dois últimos e sejam obrigados a pagar.

O mesmo problema aparece na língua inglesa, com data desconhecida. As personagens continuam ser os estudantes, e o contexto exatamente o mesmo. Existem duas versões, uma em que apenas um dos dois "citadinos" paga a conta, e outro em que são os dois "desconhecidos" que pagam a conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário