segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fibonacci o sonhador de números

Leonardo na corte do imperador Frederico II
O livro infantil é uma biografia, narrada de uma forma atrativa de Leonardo de Pisa, 
Leonardo Pisano ou Leonardo Bigollo (c. 1170-1250 ), também conhecido como Fibonacci.
Situado em Itália, nos tempos medievais, conta-nos que Leonardo Fibonacci foi um menino que sonhava dia e noite com os números. Ele era um sonhador e as pessoas ao seu redor não o entendiam. Quando cresceu, Leonardo viajou e conheceu outras formas de escrever os números, números diferentes da Europa Ocidental de então. Depois compreendeu que muitas coisas da natureza pareciam seguir um certo padrão. O menino, de que todos riam, descobriu aquilo que ficou conhecido como a sequência de Fibonacci.
Hoje em dia Leonardo Fibonacci é conhecido pelo seu problema acerca de multiplicar coelhos e é considerado como uma dos grandes matemáticos de todos os tempos.


Imagens do livro



Fibonacci sentado no topo de uma colina com vista sobre a paisagem Toscana.

Todo o  livro tem objetos de Fibonacci - coelhinhos, pinhas, girassóis, espirais - escondidos nos desenhos.
Um pequeno carneiro ou uma cabra soltou-se e dois agricultores estão a persegui-lo através de um campo o caminho que seguem forma uma espiral. E, claro, o carneiro tem chifres em forma de espiral ...


"Podem-me chamar sonhador, todas as pessoas o fazem."



"Um dia quando ainda era apenas um rapaz, o Mestre escreveu um problema de matemática de deu-nos 10 minutos para resolvê-lo. Eu resolvi-o apenas em dois segundos".


"É assim que eu sou com os números. Adoro-os desde que era muito novo. Na casa dos meus pais, para onde quer que olhasse, havia sempre algo para contar"

"Na aula desse dia, os outros alunos fizeram os trabalhos de matemática no ábaco e escreveram as suas respostas em numerais romanos. Era muito demorado, mas era assim que fazíamos os trabalhos de matemática, nessa altura. Eu esperei que eles acabassem, mas fiquei aborrecido."

"Contei doze aves numa árvore fora da aula. Perguntei-me "Quantas pernas terão todas aquelas aves? Quantos olhos? Quantas asas? E se cada ave cantasse durante dois segundos, uma ave a seguir à outra, quanto tempo demorariam todas a cantar?

Estas questões eram tão maravilhosas que comecei a sonhar acordado."

(Na árvore vê-se uma espiral e a aves então dispostas de acordo com essa espiral.)




"-Eu acho que as pessoas são mais felizes quando eles sabem do que realmente gostam - disse Alfredo.
- E tu, Leonardo, o que é que te faz você feliz?
-Números -respondi eu, sem pensar.
-Então deves aprender tudo o que poderes sobre eles. E assim, serás feliz"

blockhead 3

Este é o centro medieval de Pisa, onde Fibonacci viveu em criança. Ele fugiu da escola e corre pelas ruas.
"Ao lado da Catedral, os pedreiros estavam a construir uma nova torre.
Mas parecia que algo estava errado nos cálculos dos construtores!"

Fibonacci embarca com o pai para a África do Norte.

Leonardo viaja pelo Mediterrâneo em busca da matemática.


Na minha nova casa, notei que os mercadores árabes não usavam os números romanos,  os números que eles usaram vinham dos  hindus, o povo da Índia.
No meu país, nós escrevemos: XVIII. Aqui os mercadores escreviam-no: 18.
Vejo que é muito mais fácil? Eu queria muito aprender esses números estranhos ...



"Ultimamente tenho pensado nesses números de maneira diferente. Vejam: Na areia desenho um quadrado pequeno quadrado e outro pequeno quadrado ao seu lado. Depois vem um figura com  2 quadrados de lado 2 . Depois uma com 3  quadrados de lado.Depois uma com 5 quadrados de lado, 8 quadrados e 13 quadrados."
"Eu posso continuar, sempre - disse, mas não fica bem a não ser que os una... assim.Pode adivinhar o que eu desenhei dentro deles? - Uma espiral - disse - Consegue fazer uma espiral com os meus números!"
Fibonacci com uma pinha



  Fibonacci escreve o Liber Abaci --- "O Livro de Cálculo"


 À esquerda é o primeiro mês, há apenas 1 par de coelhos. Em seguida, no segundo mês, 2 pares. E assim sucessivamente ..




Ficha, em espanhol de exploração do livro (PDF)

Sem comentários:

Enviar um comentário